Diabetes

Diabetes é uma doença causada pela falta ou má absorção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas cuja função é quebrar as moléculas de glicose, que serão transformadas em energia. A ausência total ou parcial desse hormônio interfere não só na queima do açúcar como também na sua transformação em outras substâncias (proteínas, músculos e gordura).

A grande maioria dos casos é dividida em dois grupos: diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2. O primeiro é quando há pouca ou nenhuma produção de insulina no organismo, resultado da destruição das células por um processo imunológico. Do outro lado está o tipo 2: a insulina é produzida, no entanto sua ação está dificultada, definida como um quadro de resistência.

Existem diversos fatores que podem levar a essa condição, principalmente uma alimentação calórica, níveis altos de colesterol e triglicerídeos, falta de atividade física e hipertensão. Os pacientes com diabetes podem apresentar aumento do apetite, alterações visuais, infecções fúngicas na pele, feridas e distúrbios cardíacos e renais. O tratamento é feito pelo endocrinologista, através de medicamentos via oral ou insulina, bem como o controle da dieta alimentar criteriosamente.