Doenças da tireoide e paratireoide

A tireoide é uma glândula localizada na altura do pescoço, que produz hormônios responsáveis pelo controle do organismo. Seus principais distúrbios incluem o hipotireoidismo e o hipertireoidismo (respectivamente, baixa ou nenhuma produção de hormônios, e produção excessiva de hormônios).

Pacientes com hipotireoidismo apresentam diminuição da capacidade de memória, cansaço excessivo, sonolência, pele seca, dores musculares e articulares. Já no quadro de hipertireoidismo o corpo começa a funcionar rápido demais, sendo assim o coração dispara, o intestino solta, a pessoa dorme pouco e fica agitada, entre outros sintomas. Nos dois tipos pode ocorrer um aumento no volume da tireoide, chamado de bócio. Os problemas surgem em homens e mulheres, de todas as idades.

Já as paratireoides estão presentes na parte de trás da tireoide. Elas têm como função manter a igualdade de cálcio e fósforo no organismo. As doenças são classificadas em hiperparatireoidismo – quando há calcificação elevada dos ossos, acarretando deformações, e hipoparatireoidismo – relacionado a complicações após cirurgias de remoção da tireoide, além de doenças autoimunes. Cálculos renais, úlceras gástricas, sensação de “formigamento”, fraqueza muscular são apenas alguns dos indícios das duas alterações.

Somente o endocrinologista indicará o melhor tratamento para cada distúrbio, tanto da tireoide quanto das paratireoides.