Endocrinologia Pediátrica

A Endocrinologia Pediátrica é uma área de atuação que cuida do tratamento de disfunções hormonais instaladas em diferentes fases da vida: do período neonatal até o final da adolescência (20 anos). É fundamental o acompanhamento com esse profissional especializado, pois alterações hormonais repercutem no crescimento e desenvolvimento do paciente.

Durante a fase neonatal, as anormalidades mais frequentes são hipoglicemia e hipotireoidismo. Já na adolescência, muitas queixas são relacionadas à puberdade e disfunções autoimunes. Do nascimento até o crescimento da criança, observar se o seu desenvolvimento está sendo correto é essencial. Fique atento se perceber algo fora do comum, como crescimento e estatura abaixo do padrão genético, por exemplo.

A puberdade é outro fator determinante. Nas meninas ela ocorre entre 8 e 13 anos, já nos meninos dos 9 aos 14 anos. Caso identifique sinais de puberdade antes da idade mencionada, ela é considerada precoce, sendo necessário tratamento com especialista.
Principais áreas de atuação da Endocrinologia Pediátrica:

– Puberdade
– Obesidade
– Diabetes
– Excesso de pelos
– Crescimento
– Colesterol e Triglicérides
– Doenças da glândula adrenal
– Tireoide