Osteoporose

Osteoporose é uma condição metabólica definida pela diminuição progressiva da densidade óssea, consequentemente do aumento do risco de fraturas. Os ossos são compostos de uma matriz na qual se depositam complexos minerais com cálcio, que estão em constante processo de renovação. Porém, com o tempo a absorção das células velhas aumenta e a formação de novas células diminui. O resultado disso são ossos mais porosos, sem resistência.

Três em cada quatro pacientes são do sexo feminino, afetando principalmente as mulheres que estão na fase pós-menopausa. Isso porque há uma queda acentuada do estrogênio, hormônio importante na fixação do cálcio no osso. Já nos homens, o esqueleto se mantém quase intacto até os 40 anos. A testosterona barra o desgaste ósseo e, ao contrário da ala feminina, suas taxas diminuem de pouco em pouco.
À medida que a doença progride com o avançar da idade, o risco de fraturas é ainda maior no quadril, no colo do fêmur e na costela. Veja alguns dos sintomas da osteoporose:

● Histórico familiar;
● Deficiência na produção de hormônios;
● Pessoas de pele branca;
● Alimentação deficiente em cálcio e vitamina D;
● Sedentarismo;
● Tabagismo.